terça-feira, 20 de abril de 2010

Quem precisa de comida?

*** a Pauta***

Dentro de um coletivo paulistano, me atentei à conversa de uma senhora com outra mulher que tinha acabado de conhecer. Elas começaram a falar de emagrecimento e logo surgiu no assunto a tal da ração humana. A senhora disse para mulher que uma cunhada estava usando a ração e que ela substituía as refeições, o café e o jantar pela ração humana. Foi essa ingestão completamente precipitada que me motivou a escrever essa reportagem



*** o Ponto***
Quem precisa de comida?

O nome não atrai. O sabor, muito menos. Mas, o que tornou esse produto um dos mais procurados em casas de produtos naturais transcende qualquer gosto insosso ou nome estranho. O motivo que tem feito muitas pessoas comprarem a ração humana está diretamente ligado à possibilidade de emagrecer mais facilmente, ou seja, sem grandes esforços. Porém, a nutricionista Adriana Matias explica como ocorre essa relação. “A ração humana colabora para o emagrecimento, mas para ocorrer o emagrecimento existem algumas orientações que ela [a pessoa] tem que se adequar, que consiste em ter um horário certo, uma alimentação balanceada, ingerir bastante líquido e fazer atividade física”.

Mas, afinal o que é ração humana?
A ração humana nada mais é que uma mistura composta por elementos ricos em fibras, a fórmula mais divulgada dessa ração contém por volta de 13 itens, entre eles: linhaça, colágeno, fibra de trigo, aveia, leite de soja, açúcar mascavo, castanha, amêndoa, gergelim e gérmen de trigo. “Por ser composta basicamente, por fibras, ajuda na absorção, ajuda no funcionamento intestinal e ajudando na absorção e no funcionamento do intestino as pessoas tendem a emagrecer”, explica o nutricionista.

Porém, ao contrário do que tem sido divulgado, inclusive nas próprias lojas especializadas em produtos naturais, não se pode substituir as refeições principais com o uso da ração. O modo certo de utilizar seria nos intervalos de refeições, misturando com suco, iogurte ou mesmo água. Segundo a nutricionista, o uso da ração é complementar e nunca de substituição. Outro fator que as pessoas que consomem ração também devem ficar atentas é na compra dessas rações já vendidas prontas, uma vez que não se sabe ao certo quais os componentes realmente foram misturados. Segundo a nutricionista, é extremamente preferível que a pessoa compre os produtos a granel e triture-os em casa, assim a pessoa também terá controle sobre o armazenamento do produto, que deve ser mantido dentro da geladeira em frasco fechado e escuro – para evitar a oxidação – durante dez dias.

Apesar de ser benéfica a saúde, se consumida conforme essas orientações, as fibras podem ser melhor aproveitadas pelo organismo se ingerida conforme a necessidade de cada pessoa. Ou seja, não é porque fez bem à sua cunhada que fará bem à você. Afinal, cada componente tem determinada função e às vezes você precisa de um elemento em detrimento de outro. Por isso, antes de consumir produtos que prometem emagrecimento sem grandes esforços, vale a pena consultar um nutricionista antes.

2 comentários:

  1. To morrendo de rir do seu post, Xuxu! Mas é porque aqui em casa todo mundo come dessa ração nada humana! rs! Meu pai, por conta do colesterol. Eu e minha mãe porque acreditamos que a ração emagrece! Só não imaginava que tinham pessoas que substituiam almoço pela ração, AVE MARIA! Enfim, cada um com sua loucura em busca do corpo perfeito e de uma vida mais saudável e haha careta!

    Parabéns pelo blog!!!
    Beijinhos!
    Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Pooo, minha irmã super come essa ração também. Mas ela não substitui pelas refeições não! Isso é loucura. Estou adorando os posts.
    beiiijos.

    ResponderExcluir